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Atendimento ao Cliente, Chatbot, Ferramentas de Atendimento

Autoatendimento: o segredo para a satisfação do cliente

As empresas seguem em constante busca de soluções para aumentar a satisfação dos clientes com a marca. Nesse cenário, o autoatendimento surge como uma resposta simples e acessível.

Afinal, por meio de recursos do autoatendimento, os consumidores podem solicitar diversos serviços e informações por diferentes canais. E o melhor: sem depender de um humano para resolver suas demandas.

Mas por que as organizações devem se preocupar tanto com o atendimento ao cliente? Isso acontece porque, para 80% dos consumidores, a experiência oferecida e a qualidade do atendimento são tão importantes quanto a qualidade dos produtos e serviços, segundo pesquisa da Salesforce.

LEIA TAMBÉM: Sinais de que você precisa automatizar o atendimento ao cliente

A seguir, conheça a importância do autoatendimento para a satisfação do cliente e como viabilizar isso na sua empresa! Vamos lá?

O que é autoatendimento?

Autoatendimento significa simplesmente que os clientes devem concluir uma ação ou tarefa por conta própria, sem a ajuda de um funcionário da sua empresa.

Pense em um posto de gasolina, com um esquema de postos autônomos, em que o usuário deve bombear seu próprio combustível. Esses tipos de postos de gasolina oferecem essa opção porque é relativamente fácil e simples para as pessoas operarem as bombas. A estação de serviço economiza dinheiro ao não contratar funcionários adicionais e o cliente fica mais feliz, pois o abastecimento de combustível é muito mais rápido.

É importante observar que as opções de autoatendimento não se restringem apenas aos postos de gasolina. Mercearias, lojas de varejo e até cinemas agora oferecem opções que reduzem as barreiras para os clientes e aprimoram a experiência da marca.

Quais são as vantagens?

O autoatendimento oferece uma série de benefícios para organizações e clientes. Por este motivo, o investimento nesta solução tecnológica tende a aumentar nos próximos anos. Até porque o recurso ajuda a fidelizar e fidelizar clientes nas empresas, proporcionando retorno do investimento.

Então, conheça as principais vantagens de adotar a prática em sua operação:

Redução de custos: A empresa reduz custos com equipamentos ou de outros canais de atendimento mais caros;

Otimização de Tempo: o cliente não precisa esperar a disponibilidade de um agente para atendê-lo, pois é possível acompanhar o assunto sozinho;

Autonomia: o consumidor está no centro do relacionamento com a marca. Com isso, você tem autonomia para definir qual tipo de atendimento ao cliente é mais adequado à situação.

O resultado de todos esses benefícios é o aumento da satisfação do cliente. Uma vez que o consumidor sente que a estratégia de atendimento ao cliente foi desenvolvida de acordo com suas necessidades.

Autoatendimento simples e na prática

Apesar dos benefícios, muitas empresas não têm certeza sobre quais soluções de autoatendimento devem adotar para obter os melhores resultados. A seguir, apresentamos uma das maneiras principais e mais práticas para fazer isso:

Chatbot: Nesta opção, o cliente tem autoatendimento via opções de chat, como WhatsApp, SMS, sites ou redes sociais. Um robô inteligente interpreta a comunicação e oferece a resposta mais adequada ao caso.

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Esse  exemplo pode ser integrado à equipe de atendimento ao cliente de praticamente qualquer empresa. Se sua equipe está paralisada com novas ideias, considere adotar um chatbot para melhorar o autoatendimento do cliente em sua empresa.