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Atendimento ao Cliente, Ferramentas de Atendimento

Como oferecer um atendimento que diferencie sua marca da concorrência?

Você sabia que, segundo dados de um estudo da Forbes, 86% dos consumidores pagariam mais por um bom atendimento?

Ter um atendimento de qualidade significa ser capaz de entender e até antecipar todas as necessidades e demandas de seus compradores. Por outro lado, é um método de entregar valor aos clientes sem gastar demais e sem correr riscos.

Um bom atendimento ao cliente também traz benefícios financeiros: o custo de atrair novos clientes é de 6 a 7 vezes maior do que trabalhar para manter os existentes no banco de dados. Isso porque, segundo estudos, a probabilidade de vender para seus clientes cativos é de 70%, enquanto a possibilidade de vender para uma nova pessoa é de apenas 20%.

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Ou seja, manter os consumidores existentes na lista de contatos depende de quão eficiente foi a comunicação e quão satisfatórias foram as respostas. Uma razão para investir em um bom atendimento ao cliente tem a ver com algo mais valioso do que dinheiro: a reputação da sua empresa.

Preciso mesmo investir em um bom atendimento ao cliente?

O mau atendimento ao cliente pode custar caro para a sua marca. Recomendações ruins viajam mais rápido que as boas e podem gerar um efeito dominó que impacta negativamente a imagem da sua empresa.

As repercussões de uma crítica negativa vão desde a diminuição das vendas e dos lucros até uma redução significativa na lucratividade do seu negócio, já que você terá que investir em novas estratégias para diminuir os prejuízos. Como consequência, seu retorno sobre o investimento pode ser punido.

Adquirir novos clientes custará mais dinheiro, sua equipe terá que trabalhar em dobro e, portanto, a produtividade geral de sua organização cairá.

Como atender as expectativas do consumidor

Depois de definir a experiência que você quer oferecer, entender quem é o seu consumidor e o que ele espera do seu negócio, é preciso formar padrões e técnicas de trabalho para sua equipe.

Estes são alguns pontos-chave ao entrar em contato com o cliente para que você saiba com antecedência o que enfatizar:

Sistematização: o trabalho da equipe deve funcionar como um mecanismo único. As informações fornecidas pelos executivos de atendimento e vendas quando se comunicam com um cliente devem ser padronizadas e sem contradições caso a mensagem passe para outro membro da equipe

Profissionalismo: a equipe de atendimento deve conhecer o produto e a empresa como ninguém. Não é necessário ser um superespecialista, basta ter um conhecimento profundo do produto para, se necessário, poder responder a questões difíceis e específicas.

Rapidez: O cliente que a princípio tem uma má impressão da sua empresa se você o fizer esperar muito tempo, pode mudar de ideia se o tratamento e o profissionalismo forem bons. Embora a ideia seja responder e resolver os problemas o mais rápido possível, você não deve dar respostas vagas e muito abertas para otimizar o tempo. Para que erros como esses não prejudiquem a reputação do seu negócio, concentre-se em encontrar um equilíbrio que valorize a qualidade das consultas.

Aqui na DeskRio, temos um time focado em impulsionar e deixar seu atendimento mais rápido. Nossos especialistas podem te ajudar, vem conversar com a gente clicando aqui.