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Atendimento ao Cliente

Estratégias de cobrança para clientes

Ainda não sabe quais estratégias de cobrança para clientes inadimplentes funcionam melhor? Recuperar dívidas é um trabalho bastante complicado e essa dificuldade aumenta se encontrarmos clientes inadimplentes. Por isso, é importante estar preparado para saber lidar com esse tipo de problema e começar a recuperar o que foi emprestado.

Existem dois fatores importantes que você deve considerar para começar com suas estratégias de cobrança para clientes inadimplentes. A primeira é reconhecer que tipos de devedores existem. Dessa forma, você pode criar mensagens focadas em cada caso que tiver.

Melhores práticas em estratégias de cobrança

Para evitar o problema da inadimplência, essas são algumas atividades que qualquer negócio pode implementar. Em todos os casos, trata-se de práticas preventivas, consideravelmente mais baratas que a inadimplência:

-Educar os clientes

Através dos diferentes meios de contacto (correio, chamadas, atendimento personalizado, etc.), é importante informar os clientes sobre pontos importantes como:

Os benefícios do pagamento antecipado;
Os meios de pagamento mais acessíveis (transferência bancária, pagamento em dinheiro, cartão de crédito, entre outros);
As despesas e taxas se não pagar a tempo.

-Estabeleça datas de pagamento benéficas para ambas as partes

Para aumentar a probabilidade de pagamento pontual, recomenda-se que os dias de pagamento coincidam com os momentos de maior liquidez para os clientes.

-Fornecer um bom atendimento ao cliente

Embora pareça óbvio, essa é uma das melhores práticas mais ignoradas quando se trata de cobrança.

Atender as reclamações e divergências em tempo hábil é condição básica, a fim de evitar que clientes insatisfeitos retaliam pagando atrasado ou até mesmo não pagando.

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2 estratégias de cobrança para clientes inadimplentes

1.Crie mensagens exclusivas para cada tipo de devedor

Para otimizar os processos de cobrança, é importante saber com que tipo de cliente inadimplente você está lidando. Nem todo mundo é igual e você precisa saber por que perdeu sua data de pagamento. Dessa forma, é possível criar um discurso de cobrança para cada um, dependendo da situação em que se encontra.

Por isso, é importante que você utilize uma plataforma que unifique e facilite o acesso às informações do cliente durante o atendimento. Dessa forma, o time não diminuirá seus níveis de produtividade, pois não perderá tempo procurando informações do cliente.

2. Implemente uma estratégia omnichannel

Unificar as mensagens de cobrança em todos os seus canais de comunicação é muito importante. Por isso, inicie uma estratégia omnichannel para que você envie todas as informações da dívida para cada usuário.

Além disso, com uma plataforma omnichannel, você pode integrar chatbots ao WhatsApp ou outro canal. Dessa forma, o devedor poderá oferecer autoatendimento e acesso mais rápido às principais informações, como a data de pagamento ou o valor da dívida.

Você já tem as estratégias de cobrança para clientes inadimplentes anotadas, como evitar que um cliente fique inadimplente e o que deve ser feito caso a situação se torne crítica. Espero que esse texto tenha ajudado você a melhorar sua estratégia e que você possa atingir seus objetivos! 

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