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Atendimento ao Cliente

Cliente não voltou? Descubra como reverter essa situação

Meu cliente não voltou, e agora? É muito comum que empresas se concentrem em conquistar novos clientes e satisfazer os atuais. Embora isso seja lógico e uma boa prática, é claro que existe um fator muito importante que as empresas não estão levando em consideração: a perda de clientes.

A importância de conquistar seus clientes perdidos:

É bem mais rápido e barato, dependendo da situação, reconquistar um cliente perdido do que conseguir um novo. Além disso, os clientes que retornam não são apenas mais fidelizados, mas também geram mais lucros para a empresa, o que reflete a importância de aplicar estratégias para recuperar clientes perdidos e levar em conta essa parte esquecida do negócio.

Lista com estratégias que você deve implementar para começar a reconquistar clientes:

1) Analise os motivos

Quando um cliente “deixa” sua empresa ou serviço, sempre haverá um “Porquê” (preço, atendimento ao cliente, falhas de produtos, falhas de serviços, erros humanos, etc.). Dessa forma, documentar e analisar esses erros gerará uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.

2) Qualifique e segmente os clientes perdidos

Pense em otimizar e tornar o processo de recuperação o mais eficiente possível. Nem todos os clientes perdidos podem ser recuperados, por isso é necessário (para economizar tempo e dinheiro) que você esteja concentrado em pessoas cujo comportamento passado sugere uma predisposição para retornar, ou seja, filtrar clientes, segmentar aqueles com maior probabilidade de retorno e aqueles que não voltariam.

3) Mantenha contato com os clientes

Definidos os clientes com maior probabilidade de retorno, reforçado o atendimento ao cliente e implementadas algumas mudanças após levar em conta a opinião dos clientes, é hora de dar um passo adiante… converse com eles!

Uma oferta personalizada, um e-mail, um contato pelas redes sociais, uma ligação para relatar mudanças importantes, são sinais de que a empresa está levando em conta seus clientes. Nesse sentido, para ter sucesso na aplicação dessa estratégia, o ideal é conhecer o cliente, uma boa comunicação e transparência.

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A implementação destas estratégias permitirá não só recuperar clientes perdidos, mas também aumentar a retenção, melhorar produtos ou serviços, criar novas estratégias de negócio e estreitar a relação com os clientes atuais. Ou seja, resultando em maior lucratividade e maiores receitas. Por fim, não se esqueça disso: equipe motivada, integrada e treinada, que presta um bom atendimento, é o fator mais importante na melhoria dos resultados.

Agora, você já sabe, quando pensar em soluções para aquele cliente que não voltou basta vir aqui nesse texto.

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