fbpx

Blog

Atendimento ao Cliente

Os 5 principais canais de atendimento ao cliente

Atualmente, a qualidade do atendimento ao cliente é determinada por uma série de fatores. Entre eles estão a diversidade de canais disponíveis e a eficiência do contato. Afinal, são aspectos que proporcionam uma experiência mais satisfatória para o consumidor.

Nesse contexto, diversificar os canais de atendimento é essencial para atender as demandas dos consumidores em menos tempo. Além disso, é sempre possível oferecer ao cliente um de seus meios preferidos.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE?

A definição dos canais disponibilizados pela empresa deve ser realizada de acordo com o perfil do seu público. Ainda assim, alguns canais são essenciais para qualquer estratégia de relacionamento com o cliente. Confira os 5 mais básicos:

1. Telefone

Apesar de sua tradicionalidade, o telefone ainda é uma opção essencial para as empresas. Mesmo com os novos canais de comunicação cada vez mais comuns devido à disseminação da tecnologia, não podemos deixar o telefone de lado.

2. E-mail

Ao mesmo tempo em que o telefone ainda é uma alternativa essencial, o e-mail aparece como uma possibilidade mais barata.

Por isso, ter o correio como canal de atendimento também é uma opção vantajosa, pois amplia os canais utilizados e é barato e eficaz.

3. Bate-papo

Assim como o e-mail, o chat também representa uma opção mais barata. Além disso, a solução é considerada uma das alternativas que melhor atendem às demandas dos consumidores modernos.

O chatbot, por exemplo, utiliza inteligência artificial para proporcionar uma experiência rápida, permitindo que vários contatos sejam feitos simultaneamente, sem depender de agentes humanos.

LEIA TAMBÉM: Chatbots – exemplos de automações eficientes

4. Redes Sociais

A presença de marcas nas redes sociais também é uma exigência do consumidor atual. Principalmente quando se trata do relacionamento com o cliente, já que seu público também quer tirar dúvidas e saber mais informações através das redes sociais. Por isso, prestar um bom atendimento nessas mídias aumenta as chances de retenção.

5. WhatsApp

Atualmente, muitos consumidores preferem interagir com as empresas por meio de canais de comunicação diários, como o WhatsApp. O atendimento por meio de aplicativos móveis cresceu significativamente, acompanhando as demandas dos consumidores.

As características desse canal incluem agilidade no atendimento, informalidade na comunicação e eficiência na resolução das demandas.

Como vimos, esses são os canais fundamentais pra se manter conectado com seu público.

Porém, Além de oferecer multicanais, a comunicação entre eles deve ser unificada, o que proporcionará uma experiência mais positiva para o consumidor.

Mas como fazer isso? É necessário investimento em comunicação Omnichannel.

Essa estratégia consiste em garantir fluidez e histórico entre os canais. Você quer saber mais? Entre em contato conosco clicando aqui.