fbpx

Blog

Atendimento ao Cliente

5 Características de um bom atendimento ao cliente

Atenção pontual, personalização e o propósito de superar as expectativas do consumidor em cada interação são características de um bom atendimento ao cliente. A imagem da empresa está em jogo, assim como a confiança que alguém depositou nela, investindo em seus produtos ou serviços.

Quando pensamos nas características que definem um atendimento excepcional, mesmo em plena era digital, não podemos deixar de relembrar essas experiências antigas e tradicionais.

O paradoxo é que, hoje, a explosão do volume de dados e a aceleração do ambiente de mercado impossibilitaram o alcance desses padrões sem o auxílio da tecnologia. Os avanços permitem que um negócio online seja a coisa mais próxima daquela pequena loja de bairro onde todo mundo entra, o comerciante cumprimenta pelo nome.

LEIA TAMBÉM: Retenção de clientes: o que é? e como melhorá-la?

Com esse exemplo como fonte de inspiração, mas utilizando os meios mais inovadores para atingir cada objetivo, é possível desenhar uma abordagem de serviço que reúna todas as características de um bom atendimento ao cliente:

Características de um bom atendimento ao cliente

  • Imediatismo: Garanta que os meios necessários estejam disponíveis para não fazer ninguém esperar. Já pensou em chatbots para conseguir isso?
  • Conhecimento: Uma meia resposta não é suficiente. Uma das características do bom atendimento ao cliente é que qualquer dúvida é sanada, indo além. Por exemplo, mostrando as vantagens de um produto ou propondo outro que traria um benefício para o cliente.
  • Tom adequado: Toda a comunicação da marca precisa ser perfeitamente sincronizada em todos os canais. Em outras palavras, tom de voz, gentileza, cordialidade e respeito não podem faltar. 
  • Proatividade: Saiba as necessidades o cliente pode ter antes de entrar em contato com a empresa, oferecer ajuda sem ser solicitado ou lembrar com antecedência de eventos de seu interesse são formas de melhorar o relacionamento com o consumidor. 
  • Peça feedback: Os clientes precisam saber que suas opiniões são valorizadas e que sua marca valoriza esses comentários.

Conclusão

Ao levar em conta as principais características de um bom atendimento ao cliente, fica mais fácil construir relacionamentos satisfatórios.

Sobretudo, lembre-se de descobrir o que os clientes consideram ser um bom atendimento. Ou seja, atenda às expectativas deles para deixar uma impressão positiva duradoura e ajudá-los da melhor maneira possível.

Além disso, procure continuamente formas de melhorar o nível de serviço ao cliente prestado pela empresa.

Em resumo, conte com a tecnologia para atingir esses objetivos. Nesse sentido, os chatbots facilitam a busca de respostas para perguntas como: com quais problemas os clientes estão tendo problemas? Que tipo de feedback eles oferecem? Como melhorar um produto ou serviço?

Quer saber mais sobre? Fale com nosso time clicando aqui